terça-feira, 24 de julho de 2012

Quais são as principais doenças de um hamster?


ALERGIA
Existem algumas substâncias que causam alergia nos hamsters, e um hamster pode ser alérgico a diversas substâncias.A serragem de cedro pode causar reações alérgicas, bem como problemas respiratórios nos hamsters e não deve ser utilizada. É preferível utilizar a serragem de pinho, ou de madeiras mais duras, ou então serragem feita de papel.
Um hamster pode se tornar alérgico a certos alimentos. Alimentos muito "calóricos" como aveia e cereais em sua dieta podem causar irritações na pele fazendo o hamster se coçar excessivamente. Materiais usados para forração e limpeza de gaiolas, poeira, etc podem também tambem causar reações alérgicas em alguns hamsters. Os sintomas de uma alergia podem variar mas incluem espirros, ruídos respiratórios, irritação na pele, olhos lacrimejantes, perda de pelos. Alergia a material de limpeza ou a serragem podem resultar em dores no estomago e pés irritados.
Se houver suspeita de uma alergia é necessário estabelecer a sua causa. A primeira coisa a se considerar é se houve alguma mudança na rotina do hamster que poderia ser a causa da alergia. Foi colocada alguma coisa nova em sua gaiola? Foi trocada a forração da gaiola? Foi trocada a dieta do hamster? Foi colocada alguma coisa diferente perto da gaiola do hamster? A serragem e a forração da gaiola podem ser trocadas por papel de seda, se esta for a causa da alergia. Alimenta-lo com uma dieta básica por poucos dias pode estabilizar o hamster, se ele estiver sofrendo de uma alergia alimentar. Mudar o hamster e sua gaiola para um outro comodo pode ajudá-lo se a causa da alergia foi alguma mudança no seu meio-ambiente. 
Uma vez detectada a fonte da alergia, remova-a e seu hamster se recuperará rapidamente. 
Se o hamster apresentar uma forte reação alérgica ou tiver problemas respiratórios procure ajuda veterinária imediatamente.


PROBLEMA COM OS OLHOS
Ocasionalmente um hamster pode ficar com os olhos "grudados", ou seja as pálpebras parecem estar coladas uma na outra. Hamsters idosos tendem a apresentar os olhos "grudados". Muitas vezes isto é causado por alguma coisa no olho do hamster como poeira ou sujeira. Pode ser também que a gaiola do hamster esteja colocada em uma corrente de ar, ou então pode ser o sintoma de um resfriado ou alergia. O olho fechado deve ser limpo com um pequeno pedaço de algodão molhado em água morna. Isto geralmente é suficiente para abrir o olho, mas senão der certo, tente separar as pálpebras suavemente.
Se um hamster tem repetidamente problemas com olhos "grudados" ou lacrimejantes, ou os olhos parecem estar turvos o hamster pode estar com uma infecção nos olhos. Embora raro, hamsters podem desenvolver catarata e o sintoma é um olho turvo. Embora a catarata não possa ser tratada, é bom confirmar com um veterinário, já que o sintoma de uma nfecção ocular é muito parecido. 
Ocasionalmente um hamster pode perder um olho devido a um acidente ou doença, ou a visão pode ir desaparecendo devido a uma deformidade genética. A perda de um olho ou a cegueira não afetam muito os hamsters, pois a sua visão é muito pobre e êles dependem principalmente do olfato e da audição.


PERDA DE PELO
Se o hamster apresentar perda de pelo (sarna) , não se preocupe, pois é uma doença simples e de fácil tratamento. Primeiro , identifique as zonas afetadas pela doença ( normalmente nas costas, em pequenas e diversas partes). Compre EMULSÃO DE BENZOATO DE BENZILA (vendida em qualquer farmácia) . Aplique duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outra vez a tardinha , durante dois dias. Para aplicar, coloque a um pouco da Emulsão (cerca de 10ml) em um pequeno pote esterilizando ( para não contaminar toda a embalagem do medicamento), molhe o cotonete e ensope bem as partes onde há falta de pelo no animal . Os resultados aparecem em cerca de 3 a 4 dias.
Consulte sempre um veterinário antes de medicar seu hamster.

Doenças:

Aqui, temos um quadro relacionando sintomas com doenças. Se o seu hamster está doente, leve-o imediatamente a um veterinário especializado e habituado a tratar pequenos roedores. Em hipótese nenhuma dê medicamentos ao seu hamster sem indicação de um profissional habilitado.


Sintomas
O que pode ser

Sangue na urina
Fungo Aspergillis, infecção na
bexiga e nos rins

Fezes moles
Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail

Sede excessiva
Infecção na bexiga ou nos rins,diabetes

Coçar-se excessivamente
Alergia, parasitas, dermatoses

Micção excessiva
Fungos Aspergillis, infecção na
bexiga e nos rins, diabetes

Queda de pêlo
Alergia, deficiência alimentar,
sarna, parasitas, dermatoses

Alergia, deficiência alimentar,
sarna, parasitas, dermatoses
Alergia

Falta de coordenação motora
Infecção no ouvido, hemorragia cerebral

Falta de evacuação
Constipação

Caroço
Abcesso, tumor

Secreção nasal
Alergia, resfriado

Inchaço ou vermelhidão nos olhos
Alergia, resfriado, conjuntivite

Lesões na pele
Sarna, mancha-no-quadril,dermatoses

Letargia profunda
Fungo Aspergillis, desidratação,
hibernação, infecção dos pulmões,
choque, prostração pelo calor

Tremores
Resfriado, choque, infecção dos
pulmões, prostração pelo calor

Espirros
Alergia, resfriado

Perda de peso
Diabetes, problemas dentários

Dificuldade na respiração
Alergia, fungo Aspergillis,
resfriado, infecção dos pulmões

Perguntado por Mariana Lins e seu irmão Túlio Lins

Um comentário:

  1. Olá,
    Meu hamster está com sarna e passei o benzoato de benzila. E normal ele ficar agitado? Estou preocupada com ele.

    ResponderExcluir